top of page
Recent Posts

Resumo do Livro "O Que e comunicação" de Juan E. Diaz Bordenave

  • Renata
  • 16 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

f399473c386ed58a71d581c7269416ed.jpg

O enorme desenvolvimento dos meios tecnológicos de comunicação. A razão é muito mais profunda, foi descoberto “o homem social”. Preocupam-se como conhecimento e, com o melhoramento de tudo o que rodeia o homem, o planejamento econômico, o urbanismo, o combate à poluição ambiental, a racionalização do transito, os sistemas de comercialização em grande escala. Uma importância concreta ao fato de o homem ser ao mesmo tempo o produto e o criador de sua sociedade e sua cultura.

Ele esta rodeado pelo meio ambiente físico e pelo meio ambiente social, por outras pessoas com quem ele mantem relações de interdependência. Ciências físicas e naturais, esses modelos não conceituam adequadamente os mecanismos e processos de interação psíquica e social propriamente humanos. Para trabalhar com pessoas ele criou métodos e procedimentos de planejamento, organização, administração, capacitação entre outros.

O caso da educação é ilustrativo. Não respeitam as características e necessidades da vida individual e social, currículos alienados da realidade, calendários escolares defasados dos ciclos e ritmos vitais, disciplinas estanques que dividem em retalhos problemas que aparecem integrados e globais na vida diária, pouco propicias ao dialogo, planejamento educativo baseado em conceitos anacrônicos do homem social.

Os meios de comunicação parecem procurar mais o lucro, o prestigio, o poder e o domínio do que a construção de uma sociedade participativa, igualitária e solidaria, onde as pessoas realizem plenamente seu potencial humano. Existe uma defasagem entre a descoberta do homem social e o conhecimento de como orientar a vida social em fusão desse homem, talvez não seja suficiente.

É necessário conhecer as coisas para melhora-las, com isso a valorização, a decisão, a ação coletiva. O homem precisa conhecer como são as coisas para que se decida a melhorá-las. Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais critica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sua sociedade.

A comunicação aparece em todos os lugares, no estádio de futebol a comunicação aparece na forma de gritos, cores das bandeiras, números das camisetas, gestos, apitadas e cartões, alto-falantes, no trabalho dos repórteres, radialistas, fotógrafos e operadores de t.v., o próprio jogo é um ato de comunicação.

Os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser “membro” de sua sociedade, assim que o homem adotou sua “cultura”, modos de pensamento e de ação, suas crenças e valores, seus hábitos e tabus. Isso aconteceu indiretamente.

A comunicação é muito mais que os meios de comunicação social, esses meios são tão poderosos e importantes na nossa vida atual que ás vezes esquecemos que representam apenas uma mínima parte de nossa comunicação total. A comunicação confunde-se com a própria vida, a comunicação é uma necessidade básica do humano e do homem social.

O radio e a t.v., além de difundirem noticias, diversão e publicidade, cumprem uma função social de “escape”, oferecendo uma compensação relaxante para o crescente “stress” da vida moderna.

A identificação do ouvinte com personagens e suas alegrias e sofrimentos parece produzir uma sensação positiva, já que significa compartilhar os próprios problemas com alguém mais importante.

A associação inicial de um signo e um objeto, realmente não sabemos como foi que os homens primitivos começaram a se comunicar entre si. O que a história mostra é que os homens encontraram a forma de associar determinado som ou gesto a certo objeto ou ação.

Signo é qualquer coisa que faz referencia a outra coisa ou ideia, e significação consiste no uso social dos signos. O homem também criou a gramatica, que é o conjunto de regras para relacionar os signos entre si, com isso o homem criou a linguagem.

A falta de permanência e a falta de alcance, o fato de que os homens tenham apelado a modos de fixar seus signos e a modos de transmiti-los a distancia. Primeiro ele utilizou o desenho e depois sua linguagem escrita.

A linguagem escrita evoluiu a partir dos signos que guardam correspondência direta entre a imagem gráfica e o objeto representado. O homem passou a usar signos não para representar objetos, mas suas ideias.

Um grau ainda maior de liberdade foi alcançada quando os homens perceberam que as palavras se compunham por unidades menores de sons, os signos não representavam mais objetos e ideias, e serviu de base para a escrita chamada fonográfica .

Paralelamente à evolução da linguagem, se desenvolveram os meios de comunicação. Gutemberg inventou a tipografia, e o papel se aperfeiçoou fazendo-se mais leve, isso foi associado a invenções da mecânica, da química, da eletrônica, ate chegar hoje nas impressoras computadorizadas capazes de receber sinais por satélites e imprimir edições inteiras de jornais.

A invenção da fotografia teve um impacto muito forte sobre o desenvolvimento da comunicação visual, possibilitando ilustração de livros, jornais e revistas, inspirando o cinema, surgindo em seguida o telegrafo, o telefone, o radio, a televisão e o satélite.

A televisão juntou o alcance geográfico do radio às potencialidades visuais do cinema e se converteu numa “magia a domicilio”, a ciência e a tecnologia produzem inovações cada vez mais sofisticadas, como a informática.

Atos de comunicação, é enumerar os elementos de que esta composta ou indicar para que serve. A comunicação serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutualmente e a realidade que as rodeia, sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado de si mesmo.

A realidade ou situação onde ela se realiza e sobre a qual tem um efeito transformador, os interlocutores que dela participam, os conteúdos ou mensagens que elas compartilham, os signos que elas usam para representa-las e os meios que empregam para transmiti-los.

A comunicação é um processo multifacetico que ocorre ao mesmo tempo em vários níveis como parte orgânica do dinâmico processo da própria vida. Algumas fases que costumam participar do processo de comunicação são: a pulsação vital, a interação, a seleção, a percepção, a decodificação, a interpretação, a incorporação e a reação.

A comunicação é um produto funcional da necessidade humana de expressão e relacionamento. As funções são: instrumental, informativa, interacional, de expressão, explicativa e imaginaria.


 
 
 

Comentários


Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page